VÍDEO: foliões invadem escola na Consolação e são agredidos por policiais com golpes de cassetete
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Foliões são agredidos por policiais após invasão de escola no pré-carnaval de SP
Foliões foram agredidos por policiais militares com golpes de cassetete na tarde de domingo (8) após invadirem uma escola na Rua da Consolação, no Centro de São Paulo.
A via recebeu dois megablocos — Skol e Acadêmicos do Baixo Augusta — e foi palco de momentos de caos durante o pré-carnaval, em razão da superlotação (leia mais abaixo).
Imagens das agressões, registradas por um folião, viralizaram nas redes sociais. No vídeo, jovens aparecem na área externa da Escola Estadual Professora Marina Cintra, escalando uma grade de ferro na tentativa de fugir dos policiais (veja acima).
Alguns foliões foram atingidos nas costas com golpes de cassetete mesmo após já terem deixado o interior da escola e alcançado a calçada.
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, em nota, foliões invadiram a área da escola que estava fechada ao público e, por isso, foi "necessária a intervenção policial".
A pasta ainda disse que as imagens estão sendo analisadas pela Polícia Militar. Questionada, a SSP não informou se alguém ficou ferido.
Novos vídeos mostram tumulto e superlotação em bloco com Calvin Harris; ponto de ônibus foi vandalizado na Rua da Consolação
PM agride foliões após invasão de escola na Rua da Consolação, no Centro de SP.
Montagem/g1/Reprodução
Superlotação e tumulto
A superlotação no bloco Skol, que teve como atração principal o DJ escocês Calvin Harris, causou tumulto e fez com que dezenas de foliões precisassem ser socorridos após passarem mal na Rua da Consolação.
Um vídeo feito por Ana Maria Arruda Andrade Pires e enviado ao g1 mostra o momento em que uma grade foi derrubada. Houve empurra-empurra entre os foliões e gritaria. Nas imagens, é possível ver pessoas caindo no chão e ambulantes perdendo mercadorias (assista abaixo).
Superlotação em bloco com Calvin Harris em SP provoca tumulto e foliões passam mal
A coordenadora de marketing Lara Faria, de 27 anos, foi uma das folionas que se machucaram e viveram momentos de pânico durante o bloco.
"Comecei a escalar o poste e subi em cima do semáforo. Fiquei esperando um tempo até acalmar. Eu olhava para baixo e via as pessoas passando mal abaixo, sendo empurradas. Quando deu uma melhorada, eu desci. Na adrenalina do momento, não senti nada, mas na hora que desci, vi que estava com a perna toda ralada. Foi desesperador, foram cenas de filme de terror", relatou Lara.
Nesta segunda-feira (9), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), classificou como "um sucesso" o primeiro final de semana de pré-Carnaval na capital paulista.
"Se considerarmos a quantidade de pessoas e as poucas ocorrências, a conclusão é que foi um sucesso", disse à GloboNews, após ser questionado sobre os eventos de domingo, incluindo as confusões nos grandes blocos.
Ao falar sobre a superlotação e o atendimento dos feridos durante o bloco Skol, do escocês Calvin Harris, na Rua da Consolação, o prefeito disse que "nenhum caso foi considerado muito grave".