Toyota anuncia início da produção do Yaris Cross em Sorocaba; carro é o primeiro SUV compacto da montadora
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Toyota inicia produção de novo modelo após atraso causado por temporal
A Toyota anunciou, nesta terça-feira (27), o início da produção do Yaris Cross, em Sorocaba (SP). O carro é o primeiro SUV compacto da montadora produzido na região da América Latina e Caribe. O anúncio foi feito durante evento na Planta de Sorocaba, no Bairro Itavuvu.
A ação contou com a presença de autoridades, entre elas, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que chegou no local por volta das 11h20. O presidente da Toyota América Latina e o presidente da Toyota no Brasil também marcaram presença no evento.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O carro já havia sido anunciado pela Toyota em novembro de 2025, com pré-venda e previsão de entrega dos primeiros modelos em fevereiro deste ano, chegando também às redes de concessionárias de todo o território nacional.
Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) começa a produzir o Yaris Cross - 27 de janeiro de 2026
Letícia Paris/TV TEM
O atraso do lançamento se deu devido aos estragos causados por um vendaval que atingiu a fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP), no dia 22 de setembro do ano passado, responsável por fabricar os motores distribuídos pela América Latina.
O Yaris Cross está disponível em quatro versões, sendo: XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid, e será vendido a partir de R$ 149.990. As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com um motor flex 1.5L.
LEIA TAMBÉM:
DeLorean, Bumblebee, Batmóvel: evento em São Roque reúne réplicas de carros famosos em Hollywood
Fusca, Karmann Ghia, Rural: carros restaurados por colecionadores mantêm viva a história da indústria automobilística
O g1 chegou a mostrar o modelo durante visita ao estande da Toyota no salão do automóvel, em 2025.
Toyota Yaris Cross chega para rivalizar com T-Cross, Creta e HR-V
Segundo a montadora, em conjunto com dois motores elétricos, gerador e propulsor, o motor proporciona uma condução silenciosa, respostas rápidas e eficiência energética com uma potência combinada de até 111 cv quando abastecido com etanol.
As versões XRE e XRX também são equipadas com motor flex 1.5L, que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. O novo Yaris Cross também acompanha garantia de até 10 anos e baixo custo nas primeiras revisões da categoria.
Toyota Yaris Cross chega com medidas semelhantes às dos rivais
Divulgação | Toyota
O CEO da Toyota América Latina e Caribe, Rafael Chang, declarou que o novo modelo permite ampliar ainda mais a oferta de soluções de mobilidade para o Brasil e para toda América Latina, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
"É o maior investimento da Toyota aqui na região, de R$ 11,5 bilhões. O Yaris Cross é o primeiro híbrido flex no segmento compacto, vai trazer para o mercado e para nossos consumidores um veículo de alta economia de combustível, contribuir com o processo de descarbonização com utilização de etanol. Vamos começar exportação para Argentina, Ecuador, Uruguai, mas vamos expandir esse processo de exportação para os outros países dentro de nossa região", disse.
Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, também pontuou que uma segunda fábrica será inaugurada em Sorocaba no segundo semestre deste ano. Mais de 700 colaboradores já foram contratados, chegando a marca de 2 mil empregos diretos até 2030.
Segundo ele, o Yaris Cross vem para atender clientes tradicionais à marca, mas também conquistar novos consumidores, oferecendo conforto, segurança, qualidade, durabilidade e eficiência.
"A produção do Yaris Cross envolve, aproximadamente, 140 fornecedores diretos, fortalecendo a indústria, estimulando a localização de componentes e tecnologia avançada, alinhado às políticas públicas e transição energética, sendo o primeiro híbrido flex produzido no país, que se enquadra no programa do Governo do Estado para isenção de IPVA, valorizando a escolha por um carro em sintonia com a com a descarbonização da mobilidade veicular", destaca Evandro.
Toyota Yaris Cross tem versões somente a combustão e híbridas
Divulgação | Toyota
O Governador também se pronunciou durante o evento e
Governador Tarcísio de Freitas esteve na Toyota de Sorocaba (SP) para acompanhar anúncio do início da produção do Yaris Cross
Letícia Paris/TV TEM
Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) começa a produzir o Yaris Cross - 27 de janeiro de 2026
Letícia Paris/TV TEM
Yaris Cross é novo modelo de SUV compacto que será produzido na Toyota em Sorocaba (SP)
Letícia Paris/TV TEM
Estragos na planta de Porto Feliz
O vendaval que atingiu Porto Feliz, no dia 22 de setembro do ano passado, causou diversos estragos pelo município, principalmente na região da planta da Toyota, que precisou interromper a fabricação de motores.
"Os danos foram significativos em Porto Feliz, que segue em reconstrução com obras previstas para 2026 e 2027. Mas enquanto isso, nossas máquinas foram transferidas para outra instalação em Porto Feliz, onde já iniciamos a produção de motores", também disse o presidente da Toyota do Brasil.
A interrupção do trabalho na sede de Porto Feliz também afetou a produção de veículos em outras unidades, como em Sorocaba e Indaiatuba (SP), mas as atividades foram retomadas em outubro de 2025 com motores do Japão e Indonésia.
A planta de Sorocaba é responsável por montar os modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e, agora, o lançamento Yaris Cross.
Segundo a Defesa Civil, Porto Feliz registrou rajadas de vento de até 90 km/h em diferentes pontos durante o temporal ano passado. A força do vento arrancou a cobertura da fábrica da Toyota, que foi parar do lado de fora da empresa e em áreas que ficam a até seis quilômetros de distância.
Defesa Civil diz que Porto Feliz foi atingida por microexplosão; entenda o fenômeno
Fábrica da Toyota em Porto Feliz ficou destruída após vendaval
Redes Sociais; TV TEM
Veículos que estavam estacionados na fábrica ficaram destruídos. Um deles foi encontrado capotado. A guarita também foi levada com a força do vento.
Segundo a Defesa Civil, Porto Feliz foi atingida por uma microexplosão, quando o vento sai da nuvem de chuva, a cumulonimbus, em alta velocidade, em direção ao solo.
Um vídeo gravado de dentro da fábrica mostra a situação. A TV TEM também apurou que alguns funcionários se esconderam dentro das máquinas para se proteger. O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu informou que 30 funcionários tiveram ferimentos leves e foram socorridos. Assista abaixo.
Temporal destelha fábrica de motores e carro capotado durante temporal em Porto Feliz
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM