Semáforos inteligentes: sistema já funciona com banda larga, mas é limitado por falta de fibra ótica, diz Consórcio ITS

  • 29/10/2025
(Foto: Reprodução)
Mesmo sem fibra ótica, semáforos inteligentes já são controlados por banda larga Representantes do Consórcio ITS informaram nesta quarta-feira (29) que o sistema inteligente de semáforos projetado para otimizar o trânsito em Ribeirão Preto (SP) está em funcionamento, mas com limitações causadas por problemas na instalação de fibra ótica. "O que foi contratado está funcionando. Se você pegar a parte semafórica do corredor [de ônibus], onda verde, prioridade [de ônibus], eu garanto para os senhores que está funcionando", disse o engenheiro Luiz Carlos Mathias, representante do Consórcio, durante uma comissão parlamentar de inquérito na Câmara. Segundo ele, os cruzamentos da cidade que já contam com os equipamentos instalados pela empresa hoje são controlados à distância por meio de internet 3G, que seria usada como redundância em caso de falha da comunicação de dados com a central de controle de operações da RP Mobi por meio de fibra ótica - ainda inoperante. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp Anunciado com a promessa de tornar Ribeirão Preto uma cidade conectada e com um trânsito mais seguro, o sistema inteligente de semáforos foi dividido em três etapas que custariam mais de R$ 120 milhões ao município, das quais apenas uma começou a ser executada na gestão passada, pelo valor de R$ 20 milhões, enquanto a segunda, de cerca de R$ 35 milhões, foi cancelada pela atual gestão no início deste ano. Motoristas aguardam semáforo abrir na Avenida Independência em Ribeirão Preto, SP Cacá Trovó/EPTV A primeira etapa, que ficou a cargo das empresas que compõem o Consórcio ITS, passou a ser investigada por uma CPI na Câmara, devido a atrasos na entrega. Durante as audiências, os parlamentares apuraram com autoridades ligadas à atual gestão municipal que obstruções em dutos subterrâneos atrapalharam a instalação de cabos de fibra ótica nos corredores de ônibus na atual fase do contrato. O ex-secretário de Obras, Pedro Pegoraro, por sua vez, disse que apenas na terceira etapa no projeto, que não está nos planos de ser contratada pelo atual comando da Prefeitura, essa ligação plena com a central de controle seria possível. Na próxima fase, a CPI pretende realizar acareações entre as diferentes partes envolvidas no contrato. Uma primeira sessão deve reunir a empresa que elaborou o projeto executivo e o ex-secretário de Obras, Pedro Pegoraro. LEIA TAMBÉM Atrasos e descontinuidade política: o que se sabe sobre os semáforos inteligentes em Ribeirão Preto Semáforos inteligentes: sistema fica comprometido com suspensão de nova licitação em Ribeirão Preto, diz ex-secretário Ribeirão Preto vai gastar R$ 20 milhões sem garantia de que sistema inteligente de semáforos vai funcionar, diz secretário CPI na Câmara vai investigar contrato de instalação de semáforos inteligentes em Ribeirão Preto, SP Obstrução de dutos para passagem de cabos pode ter atrasado sistema inteligente de semáforos em Ribeirão, diz diretor da RP Mobi Com controle, mas sem imagens O engenheiro do Consórcio ITS explicou aos parlamentares que, devido à falta de ligações por fibra ótica, ainda não é possível, por exemplo, que a CCO tenha acesso às imagens em tempo real dos cruzamentos. Segundo ele, o 3G, inicialmente, foi projetado para ser uma reserva para transmissão de dados, não o sistema principal para essa função. "Essas câmeras de monitoramento eu não consigo transmitir via 3G porque é uma banda muito larga, fica muito pesado e o 3G não aguenta, tem que ser por fibra", disse. Ele também mencionou que os controladores já conseguem detectar a aproximação de carros e ônibus, mas quem está na central ainda não consegue ter acesso a essas imagens. "Hoje usamos câmeras para fazer essa função, então no futuro estava previsto você utilizar essas câmeras recebendo as imagens na CCO, mas pra isso eu precisaria ter a fibra. Mas a função principal desse sentor em detectar veículos está funcionando", garantiu. CPI dos Semáforos ouviu representantes do Consórcio ITS, em Ribeirão Preto (SP). Divulgação/ Câmara de Ribeirão Preto Sistema robusto Ainda que com limitações, o sistema inteligente de semáforos instalado em Ribeirão Preto, sobretudo com a central de controle já em funcionamento, é, segundo os representantes do consórcio, o mesmo utilizado em grandes cidades mundo afora. "O centro de controle é a alma do sistema ITS. Esse sistema que vocês têm aqui hoje é o mesmo que usamos em Buenos Aires, Cidade do Panamá. (...) É o mesmo sistema usado em Barcelona, Madri. É um sistema robusto, está preparado para receber outros subsistemas." Por outro lado, para o engenheiro, ele, a descontinuidade das etapas seguintes, já decidida pela atual administração, vai limitar o potencial de utilização dessas tecnologias. "Vai ser uma pena se a cidade não concluir [as outras etapas]." Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

FONTE: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/10/29/semaforos-inteligentes-sistema-ja-funciona-com-banda-larga-mas-e-limitado-por-falta-de-fibra-otica-diz-consorcio-its.ghtml


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