Porta de van do PAI-Serviço cai durante atendimento, e falhas mecânicas tiram outras seis de circulação em Campinas
22/01/2026
(Foto: Reprodução) Porta de van do PAI-Serviço cai durante atendimento e falhas tiram seis de circulação
Ao menos seis vans do PAI-Serviço, transporte gratuito oferecido em Campinas (SP) às pessoas com deficiência ou problemas de mobilidade, ficaram fora de operação por problemas técnicos nesta quarta-feira (21).
A situação veio à tona depois a porta de uma delas caiu durante o atendimento e o motorista não conseguiu solicitar outra van, devido a indisponibilidades da frota (assista ao vídeo acima e veja o relato nesta reportagem).
A Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) confirmou em nota que seis vans apresentaram problemas mecânicos e os responsáveis foram notificados. No mesmo dia, outras 10 vans do PAI-Serviço foram autuadas por problemas mecânicos e atraso na operação.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Porta da van caiu
Porta de van do PAI-Serviço cai durante atendimento, e falhas mecânicas tiram outras seis de circulação em Campinas
Imagens cedidas
Segundo relato recebido pela EPTV, afiliada da TV Globo, três pacientes embarcaram no veículo, mas a porta se soltou e caiu quando o motorista tentou fechá-la. Ninguém ficou ferido. Os ocupantes da van haviam acabado de sair de uma sessão de hemodiálise de aproximadamente quatro horas.
Diante da situação, o motorista entrou em contato com a central do transporte, mas foi informado sobre a dificuldade de enviar outro veículo, pois 16 vans estariam quebradas e fora de operação. O grupo ficou no local das 15h30 até 18h à espera de uma solução para voltar para casa.
LEIA TAMBÉM:
Usuários do PAI-Serviço denunciam alta em cancelamentos de viagens, em Campinas; Emdec alega demanda acima da capacidade
O que diz a Emdec
Sobre a ocorrência, a Emdec informou ainda que acionou a empresa responsável pelo veículo e a gerência informou que "foram adotadas diversas medidas para a apuração rigorosa dos fatos".
A empresa também comunicou que "implementou novas ações preventivas e reforço nos protocolos de fiscalização interna, para garantir que episódios como este não se repitam".
A Emdec ressaltou que acompanha e fiscaliza essas medidas.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.