No Dia da Saudade, ação convida moradores a deixarem mensagem em telefone para familiares que já partiram
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Maria do Carmo Santos compartilhou a saudade que sente da mãe já falecida
Rogério Mative/Reprodução
Em celebração ao Dia da Saudade, nesta sexta-feira (30), uma ação feita no Centro de Presidente Prudente (SP) convidou moradores a deixarem mensagem em telefone para familiares que já partiram.
A proposta dialoga com a reflexão do poeta brasileiro Bráulio Bessa, que diz: “Há quem viva nesta vida poupando tudo que tem, se preocupando em deixar carro, casa ou outro bem. Mas lhe digo uma verdade: bom mesmo é deixar saudade no coração de alguém”.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
No Calçadão da Maffei, em frente a Praça Nove de Julho, ponto de movimento de pedestres, as pessoas que passaram pelo local na parte da manhã notou um novo cenário, com uma cadeira, uma mesinha e um telefone de discar.
O ambiente contemplativo proporcionou a pausa para se ter saudade, mesmo na rotina agitada para aqueles que estão com pressa para chegar ao destino.
Ao todo, aproximadamente 30 pessoas participaram desse momento, cada uma no tempo que sentiu confortável para expor seus sentimentos e deixar a mensagem para alguém que sente saudade.
Dia da Saudade: psicóloga orienta sobre como lidar com o sentimento
Initial plugin text
Acolhimento
Em seguida, cada pessoa foi acolhida e ouvida pelos colaboradores da ação, que partilhou palavras de conforto. Segundo os representantes do Grupo Athia, muitos dos participantes se emocionaram antes mesmo de se sentarem.
Maria do Carmo Santos foi uma das moradoras que participou desse momento, ao descrever a saudade que sente da mãe, já falecida: “Mas é uma saudade boa, pois sei que ela está bem. A lembrança desperta na gente muitas coisas, do que vivemos e aprendemos."
O Dia da Saudade é momento de refletir sobre as pessoas e lugares que nos marcaram profundamente, segundo o gestor de marketing da funerária que planejou a ação, Marcos Cavalheiro.
"É uma oportunidade para honrar as memórias e, ao mesmo tempo, para cultivar a gratidão por tudo o que vivemos", reforçou.
A partir da ação, a ideia era proporcionar um momento de reflexão e conforto, demonstrando a importância da memória e da conexão com aqueles que já se foram, conforme Marcos Cavaleiro.
"Quando alguém próximo a nós parte, a saudade é uma das maneiras pelas quais lidamos com a ausência dessa pessoa. Ela não significa apenas a dor pela perda, mas também a memoração de momentos vividos e da conexão emocional que compartilhamos", continuou.
No Dia da Saudade, ação convida moradores a deixarem mensagem para entes que já partiram em Presidente Prudente (SP)
Rogério Mative/Reprodução
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM