Mais de 130 mil estudantes da rede municipal do Alto Tietê voltam às aulas
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Prefeituras retomam as aulas neste mês
Pexels
Pelo menos 131 mil estudantes voltam às salas de aula da rede municipal de ensino do Alto Tietê a partir desta semana.
Em Suzano e Itaquaquecetuba, as aulas retornam nesta quinta-feira (5). Já em Mogi das Cruzes, as escolas abrem os portões na sexta-feira (6).
Outras duas cidades da região já retomaram as aulas. Poá foi a primeira, no dia 26 de janeiro, e Salesópolis a segunda, nesta segunda-feira (2). Confira a tabela:
Confira as datas
Mogi das Cruzes é a cidade que mais espera alunos na volta às aulas. Ao todo, serão mais de 44 mil estudantes. Em seguida estão Itaquaquecetuba, com 37 mil, e Suzano, com 25 mil. Confira o gráfico
O g1 questionou as dez cidades do Alto Tietê, porém Arujá, Biritiba-Mirim, Santa Isabel e Poá não responderam aos questionamentos.
Ao menos cinco cidades informaram ao g1 que vão realizar a distribuição de materiais escolares e uniformes. Elas são: Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.
Alto Tietê inicia retorno às aulas nas redes municipais
Confira os detalhes das cidades do Alto Tietê
Ferraz de Vasconcelos
Em Ferraz de Vasconcelos as aulas retornam nesta segunda-feira (9). Ao todo, 67 unidades escolares devem receber 19 mil estudantes. A rede de ensino conta com 1.274 professores.
De acordo com a Prefeitura, a cidade vai distribuir materiais escolares para alunos desde a creche até a educação de jovens e adultos na primeira semana de aula. Os kits possuem composição diferente para cada etapa da vida escolar do aluno.
Os uniformes também serão entregues na primeira semana de aula e o kit é composto de camisetas, calça, jaqueta, bermuda e tênis
A administração municipal indicou também que, em 2026, houve uma redução de turmas da educação de jovens e adultos. Além disso, apontou que o atendimento nas escolas está sendo ampliado para o tempo integral e que existem projetos para reativar a escola Tom Jobim (educação infantil).
Guararema
Guararema também retoma as aulas nesta segunda-feira. Ao todo, 26 unidades escolares devem receber 3,5 mil estudantes. A rede de ensino conta com 309 professores contratados.
De acordo com a Prefeitura, a cidade vai distribuir materiais escolares para alunos no retorno das escolas. Os kits possuem composição diferente para cada etapa da vida escolar do aluno.
Entre os principais itens estão:
Borracha branca macia;
caderneta espiral;
cola líquida;
lápis de cor sextavado - 12 cores;
lápis grafite;
papel sulfite A4;
régua escolar;
tesoura escolar;
apontador plástico;
caneta hidrográfica 12 cores,;
entre outros.
Os uniformes também serão entregues na primeira semana de aula e o kit é composto com jaqueta, calça, bermuda e camisetas manga curta, longa e regata.
A administração municipal indicou também que, em 2026, um novo prédio escolar no bairro Nogueira deve ser entregue, a Escola Municipal "João Raphael de Lara Netto". Além disso, as obras de uma nova escola no Jardim Dulce também estão nos planos.
A cidade indicou que também prevê o início das obras de revitalização do prédio da Escola Municipal "Renata Campagnoli de Oliveira", no bairro Itapema.
Itaquaquecetuba
Em Itaquaquecetuba as aulas retornam nesta quinta-feira (5). Ao todo, 121 unidades escolares devem receber 37,5 mil estudantes. A rede de ensino conta com 1.706 professores efetivos e 481 professores contratados.
Um novo concurso público também está em andamento e é realizado pela Fundação Vunesp. O certame oferece 215 vagas, inclusive para a educação.
De acordo com a Prefeitura, a cidade vai distribuir materiais escolares para alunos no início do ano letivo. Os kits são organizados de acordo com o grupo de séries atendido
Entre os principais itens estão:
agenda escolar;
caderno brochura;
caderno de cartografia;
lápis;
canetas esferográficas azul;
vermelha e preta;
borracha;
apontador;
lápis de cor;
canetas hidrográficas;
pincel broxinha;
pincel chato;
pincel redondo;
avental de pintura;
tela para pintura;
tinta guache;
pintura a dedo;
cola líquida;
cola em bastão;
régua;
tesoura escolar;
massa de modelar;
forminha para massa de modelar;
tesoura para massinha;
crachá com cordão.
Os uniformes também serão entregues na primeira semana de aula e o kit é composto com camisetas de manga curta, camisa de manga longa, calça de agasalho, bermuda e blusa.
A administração municipal indicou também que, para 2026, a Secretaria de Educação propõe a inserção de parques naturalizados nas creches e pré-escolas com o objetivo de promover o “desemparedamento da infância”, fortalecendo a escola como um espaço de encontro com a natureza.
Outra mudança prevista diz respeito às construções das escolas, que passarão a ser baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a implantação de cisternas e sistemas de energia solar.
Além disso a cidade apontou que as obras da Escola Municipal de Educação Básica Santino Hayashi Amano, no Jaguari, e da Creche Professora Maria de Lourdes Materno, no Piratininga, alcançaram 90% de execução, com previsão de entrega para o início deste ano. Juntas, as duas unidades vão gerar 320 novas vagas
Mogi das Cruzes
Em Mogi das Cruzes as aulas retornam nesta sexta-feira (6). Ao todo, 210 unidades escolares devem receber 44,4 mil estudantes. A rede de ensino da educação básica I conta com 1.492 professores.
De acordo com a Prefeitura, a cidade vai distribuir materiais escolares para todos os alunos da rede municipal, desde a creche até a educação de jovens e adultos.
A cidade já começou o processo de entrega dos materiais escolares para as unidades que vão distribuir para os alunos no início do ano letivo.
Entre os principais itens estão:
agenda;
apontador;
borracha;
cadernos brochurão e de cartografia;
canetas hidrográficas e marca-texto;
colas bastão e líquida;
estojo escolar;
kit de lápis de cor;
lápis grafite;
massa de modelar;
pasta;
pincel;
régua;
tesoura escolar.
Salesópolis
Em Salesópolis as aulas retornaram nesta segunda-feira (2). Ao todo, 9 unidades escolares devem receber 1,6 mil estudantes. A rede de ensino conta com 100 professores.
O g1 questionou a cidade sobre a entrega de kits escolares para os alunos, porém o municipio não respondeu aos questionamentos.
Suzano
Em Suzano as aulas retornam nesta quinta-feira (5). Ao todo, 100 unidades escolares devem receber 25,3 mil estudantes. A rede de ensino conta com 1.624 professores.
De acordo com a Prefeitura, expectativa é de que a distribuição ocorra no início do ano letivo, em fevereiro. Os kits contam com materiais como cadernos, lápis, canetas, lápis de cor, cola e tesoura, possuindo composição diferente para cada etapa da vida escolar do aluno.
Os uniformes também serão entregues no início do ano letivo e o kit é composto de duas camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, uma bermuda, uma calça e um agasalho.
A administração municipal indicou também que, em 2026, deve implantar a Plataforma Elefante Letrado, para alunos do 1º ao 5º ano, com adesão em regime de colaboração com o governo estadual. A plataforma digital serve para leitura para escolas, com uma biblioteca de livros organizada por níveis, que permite aos alunos ler, ouvir, gravar a própria voz e fazer atividades interativas.
Além disso, a cidade apontou que em breve será inaugurada a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pena e Silva, no Jardim Europa, com atendimento voltado à educação infantil, para crianças do G1 ao G5. Também está prevista a abertura de quatro salas de aula na Escola Municipal Vera Lúcia Miranda, no Jardim Quaresmeira, que proporcionará 120 novas vagas para G4 e G5.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê