Leilão do megaterminal Tecon Santos 10 é adiado para 2026; investimento previsto é de R$ 6,4 bi

  • 26/11/2025
(Foto: Reprodução)
Entenda a polêmica ao redor do leilão do maior terminal de contêineres do Brasil O leilão do Terminal de Contêineres (Tecon) Santos 10 (STS10), no Porto de Santos, está previsto para ser realizado em 2026. A expectativa é que o megaterminal tenha investimento de R$ 6,45 bilhões e capacidade para ampliar em 50% a movimentação de contêineres. A confirmação do adiamento do leilão foi feita pelo coordenador-geral de Arrendamentos Portuários da Secretaria Nacional de Portos, Carlos Magno Lopes da Silva Filho, durante audiência na Câmara dos Deputados. Inicialmente previsto para este ano, o certame foi prorrogado devido à indefinição sobre o modelo de concessão. O relator do caso, ministro Antônio Anastasia, defendeu que não haja restrições à participação de operadores. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. 🔎 Tecon Santos 10: Com contrato inicial de 25 anos, renovável por até 70 anos, o terminal ocupa uma área estratégica de 621,9 mil m² no cais do Saboó, no litoral de São Paulo. Disputa sobre modelo de concessão Uma das principais indefinições envolve a proposta da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que sugere dividir o leilão em duas etapas. Pela regra, empresas que já operam terminais de contêineres no cais santista ficariam impedidas de participar da primeira fase, medida que busca reduzir o risco de concentração de mercado. Impasse no TCU A modelagem do certame chegou a ser pautada para votação no Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 18, mas o ministro Augusto Nardes pediu mais prazo para análise. Com isso, a sessão foi remarcada para 8 de dezembro. Por conta disso, em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, o coordenador-geral de Arrendamentos Portuários, Carlos Magno, disse que o leilão deve ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2026. O encontro foi convocado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Área do Tecon Santos 10 Divulgação/APS Ainda de acordo com Magno, um edital da complexidade do Tecon teria que ter pelo menos 45 dias para elaboração após a definição da modelagem do certame. Ele pontuou que atualmente o Ministério de Portos (MPor) aguarda o julgamento do TCU. “O nosso foco é fazer o leilão acontecer da forma mais rápida possível [...] Já deveria ter acontecido, mas esse foi o prazo que conseguimos diante de todas as colaborações que foram colhidas ao longo do processo”. Expectativas e próximos passos De acordo com o TCU, o pedido de vista (mais prazo) é um mecanismo previsto no rito de apreciação e tem como finalidade permitir exame adicional da matéria pelo ministro que o solicita. Enquanto o processo não é concluído pelo colegiado, não é possível antecipar impactos, resultados ou eventuais ajustes no cronograma. Após a deliberação final do TCU, o processo retorna aos órgãos competentes, neste caso, a Antaq. A Autoridade Portuária de Santos (APS) disse, por sua vez, que aguarda o desfecho do julgamento do modelo de leilão no TCU. Onde fica o megaterminal que vai a leilão em Santos, SP g1 “A complexidade e a relevância do tema exigem tempo de maturação para a adequada tomada de decisões, considerando não apenas os impactos no Porto de Santos, mas no desenvolvimento do complexo portuário nacional”, pontuou. Ao g1, o MPor disse que, em respeito ao TCU, aguarda a conclusão da análise do processo do Tecon Santos 10 para fazer uma avaliação da decisão final sobre o tema. “Aguardamos a votação definitiva do mérito para que seja dada continuidade ao processo do leilão o mais rapidamente possível”, disse o ministério em nota. Após a definição do modelo, o edital da proposta deve seguir para a Antaq para publicação. Lançado o certame, os interessados terão até 30 dias para apresentarem propostas. Debate sobre concorrência O ministro Antônio Anastasia, relator da matéria, defendeu a ampla concorrência e avaliou que não há risco de concentração de mercado. Ele afirmou que o desinvestimento (vender um terminal para assumir outro) é o caminho mais adequado. Já o ministro Bruno Dantas, revisor do processo no Tribunal, é favorável à exclusão da participação de armadores e empresas que já têm terminais em Santos em uma primeira fase. A Antaq argumenta que a estratégia de excluir as empresas na primeira fase reduziria o risco de maior concentração operacional e econômica sob o controle dos atuais operadores do complexo portuário. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

FONTE: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2025/11/26/leilao-do-megaterminal-tecon-santos-10-e-adiado-para-2026-investimento-previsto-e-de-r-64-bi.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. SAUDADE

JEAN TASSY

top2
2. NOTA 5 ...

FELISHIA

top3
3. TUDO E POSSIVEL ...

CARLAO GUERREIRO DA LESTE E DJ.BIBI..

top4
4. SAI DA BOTA ....

DOW RAIZ ,SOMBRA ,SANDRAO RZO,TIO FRESH

top5
5. SONHEI ...

JEAN TASSY

top6
6. vacilao

HELOISA LUCAS

top7
7. STOP,LOOK LISTEN TO YOU HEART

MICHAEL MCDONALD E TONI BRAXTON

top8
8. A CAMINHADA

CRIS SNJ

top9
9. " LIGACOES "

MERIKI

top10
10. " melhor som "

C!BELLE


Anunciantes