Hospital Veterinário Municipal 'Cão Mayke' é autuado por irregularidades e falta de registro em Sorocaba
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Hospital Veterinário 'Cão Mayke' é autuado por irregularidades e falta de registro
O Hospital Veterinário Municipal "Cão Mayke" foi autuado por irregularidades e falta de registro em Sorocaba (SP). A informação foi divulgada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).
Segundo o CRMV-SP, a unidade foi autuada após uma fiscalização realizada pelo Conselho em 19 de janeiro. A Vigilância Sanitária também fez uma vistoria no local.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
As inspeções identificaram irregularidades administrativas, estruturais e sanitárias que comprometem o funcionamento adequado do hospital.
Uma das principais irregularidades encontradas pelas equipes foi a ausência de um CNPJ próprio para realização das atividades, além de problemas na organização de ambientes essenciais, ausência de protocolos obrigatórios e armazenamento inadequado de medicamentos, alimentos e materiais biológicos.
O CRMV-SP também informou que o hospital sofre com a falta de aquecimento para pacientes em recuperação, uso de torneiras de acionamento manual em salas cirúrgicas, descarte incorreto de resíduos e inexistência do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), além da ausência de controle diário de temperatura em áreas críticas, como laboratório e sala de esterilização.
Hospital Veterinário Municipal 'Cão Mayke' foi autuado por irregularidades e falta de registro em Sorocaba
CRMV-SP/Reprodução
Além dos prejuízos ao atendimento, o conselho informou que a situação também atingiu veterinários, que relataram atraso no pagamento dos salários, devido à falta de repasse da prefeitura à Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), entidade terceirizada responsável pela gestão do hospital.
O hospital tem 30 dias para corrigir as irregularidades e o o conselho vai acompanhar o processo de regularização de forma remota.
À TV TEM, a prefeitura explicou que a Anclipeva, responsável pela gestão do hospital veterinário, foi intimada a corrigir os apontamentos feitos pelo CRMV-SP. "A Anclipeva tem prazo de 30 dias para se adequar as exigências do órgão. Caso isso não ocorra, aí sim poderá ser multada", finalizou.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM