Fuvest divulga respostas esperadas para 1º dia da segunda fase

  • 14/12/2025
(Foto: Reprodução)
Primeira fase da Fuvest 2026 em Ribeirão Preto (SP). Érico Andrade/g1 A Fuvest divulgou as respostas esperadas para as questões discursivas da prova de língua portuguesa da segunda fase do vestibular, além da abordagem aguardada para a redação. Todos os detalhes estão disponíveis no site da Fuvest. Segundo a organização do vestibular, "as expectativas foram delineadas pelas bancas elaboradoras levando em conta o conteúdo curricular do ensino, podendo sofrer modificações propostas pela banca de correção". O tema da redação da Fuvest 2026 foi o perdão. A segunda fase do vestibular acontece em dois dias, neste domingo (14) e na segunda-feira (15). O índice de abstenção é de 5,94%, menor que o do ano passado, que havia sido de 6,22%. O candidato pôde escolher entre duas propostas de redação: uma dissertativa-argumentativa sobre o tema “O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado” e uma carta a uma personagem hipotética que o tivesse acusado falsamente da prática de um ato moralmente reprovável, explicando a razão pelas quais concederia ou não o perdão. A FUVEST divulga neste domingo as respostas esperadas para as questões discursivas da prova do primeiro dia da 2ª Fase do Vestibular 2026, além da abordagem esperada para a redação. As expectativas foram delineadas pelas bancas elaboradoras levando em conta o conteúdo curricular do ensino, podendo sofrer modificações propostas pela banca de correção. Segundo a Fuvest, seis textos apoiaram o vestibulando: “Súplica de oficial nazista provoca reflexão sobre limites do perdão”, de Juliana de Albuquerque; “Tudo é Rio”, de Carla Madeira; a poesia Mar Novo, de Sophia de Mello Breyner Andresen; a foto “Cessar-fogo em Gaza permite o regresso à casa”, de Abdel Kareem Hana/AP; a música “Tá Perdoado”, de Arlindo Cruz; e um trecho do livro Iaiá Garcia, de Machado de Assis. Para a professora Amanda Rodrigues, analista pedagógica da plataforma Redação Nota 1000!, o tema se encaixa bastante do perfil da Fuvest "por levar a uma reflexão mais crítica, por não haver uma solução pronta, necessariamente". "Pode haver tanto a defesa de um ponto quanto de outro, ou até mesmo reflexões em situações em que o perdão poderia ser condicionado, ou situações em que caberiam perdão limitado. Também seria interessante, por exemplo, considerar quais seriam as consequências do ato de perdoar ou da falta de perdão nas relações individuais, também nas relações sociais", resumiu. Já o professor de redação do Curso Anglo, Sérgio Paganim, chama atenção para três pontos sobre o tema escolhido pela Fuvest: "O primeiro: é um tema bastante filosófico, abstrato, amplo, falando de perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado, um pouco diferente do que a Fuvest vinha fazendo nos últimos anos, nos últimos exames, que era trazer temas de redação mais concretos, mais sociais, mais próximos do universo concreto de referência dos candidatos." O segundo, diz ele, "é que essa frase, tema, como está posta, abre margem para diferentes argumentações. Perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado. Uma terceira questão é que o tema, claro, a depender do recorte temático que os textos da coletânea vão trazer, ele permite uma análise no nível do perdão no nível das relações individuais, ou até mesmo é possível pensar no perdão em nível das relações sociais, institucionais, das relações entre grupos sociais, num aspecto bem mais amplo do que só o individual". Paula Nogueira, professora de português e de redação do Objetivo, avalia que "a dissertação argumentativa cobrou uma pergunta. Se o perdão pode ser um ato condicionado ou ilimitado. Nesse caso, é preciso escolher um dos dois lados ou ainda encontrar um contraponto. Uma relação entre ser condicionado, ou seja, conduzido, manipulado, ou limitado, ou seja, existe um limite para perdoar. Nesse caso, o candidato poderia fazer uso dos conhecimentos bem recentes das notícias, como as questões políticas, as questões religiosas, as questões sobre violência. O candidato poderia encontrar um balanceamento entre os dois pontos ou escolher um dos dois lados para desenvolver a sua argumentação". A proposta dois, afirma Paula, "já solicitou um outro gênero textual, uma carta pessoal para alguém com quem esse emissor do texto teria de perdoar ou não um ato cometido por esse receptor e essa justificativa comporia no ato de escrever essa carta uma parte mais reflexivo-argumentativa do porquê perdoar ou do porquê não perdoar o que aconteceu. A narração também é muito importante nessa segunda proposta, porque o candidato precisaria criar uma situação em que aconteceu uma ação que justificasse essa decisão de perdoar ou não". Além da redação, os candidatos enfrentaram dez questões discursivas de língua portuguesa, que abordaram interpretação de textos, gramática e literatura, com base na lista de obras obrigatórias do vestibular. Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do curso e colégio Objetivo, avaliou a prova como sendo "muito bem elaborada, colocando realmente as obras literárias que os alunos leram em destaque. Tanto na primeira fase como na segunda, estas obras fizeram parte das questões elaboradas. Uma prova que o aluno que tem o hábito de leitura se saiu muito bem". A prova teve início às 13h, e os vestibulandos têm até 4 horas para responder às questões. Ao todo, 680 salas, distribuídas em 36 escolas, receberam os vestibulandos, em 22 cidades da região metropolitana de São Paulo, do interior e do litoral, incluindo a capital. Exclusivo: SP1 mostra impressão da prova da Fuvest 📌 Como será a prova na segunda O segundo dia terá: 12 questões discursivas, com conteúdos de duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida; Exemplos informados pela Fuvest: matemática + física + química (exatas); biologia + química (biológicas); história + geografia (humanas). 📌 Regras eliminatórias Será eliminado o candidato que: Zerar a redação; Errar todas as questões de qualquer um dos dias. Segundo o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, a etapa avalia “a competência do candidato para a articulação de informações e conhecimentos em todas aquelas disciplinas e, com mais profundidade, nas que estão mais diretamente ligadas ao curso pretendido, além da língua portuguesa, que é obrigatória para todos”. 📌 O que levar Obrigatório: Documento de identificação (digital ou físico); Caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. Permitido: Garrafa de água; Alimentos leves; Lápis ou lapiseira; Borracha; Apontador; Régua transparente; Itens médicos autorizados previamente. 📌 O que é proibido Relógio de qualquer tipo; Equipamentos eletrônicos (celular, calculadora, tablet, computador, reprodutores de áudio, câmera, smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico etc.); Material impresso ou para anotações; Caneta hidrográfica ou de outras cores; Corretivo; Marca-texto, compasso ou lápis com tabuada; Boné, gorro, chapéu ou similares; Óculos de sol; Protetor auricular, fone de ouvido ou similares; Qualquer item estranho à realização da prova. 📌 Calendário do Vestibular Fuvest 2026 Provas específicas – Música: 9 a 12/12/2025 Provas específicas – Artes Visuais: 11/12/2025 Provas específicas – Artes Cênicas: 5 a 9/01/2026 Primeira chamada: 23/01/2026

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/12/14/fuvest-2026-divulga-respostas-esperadas-para-1o-dia-da-segunda-fase-assim-como-abordagem-para-a-redacao.ghtml


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