Escola estadual em Araraquara conquista 1º lugar em competição de receitas de merenda escolar
16/02/2026
(Foto: Reprodução) Escola estadual de Araraquara vence competição de merenda escolar
A Escola Estadual Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro em Araraquara (SP), conquistou o primeiro lugar no concurso de receitas das cozinheiras escolares, disputado com 530 escolas de todo o estado de São Paulo.
O tema da competição era "Alimentação e Sustentabilidade" e o prato vencedor foi apresentado com o nome "Raízes do Brasil". Entenda mais a seguir 👇
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
O desenvolvimento da receita começou fora da cozinha, na sala de aula. Foram feitas dinâmicas e estudos sobre os povos originários, que foram a inspiração para a criação do prato.
O diretor da unidade, Rafael Paiva Alves, explica que a ideia surgiu a partir de um projeto da área de ciências humanas chamado "Futuro ancestral" trabalhado em sala de aula. Quando o concurso foi anunciado, a equipe da escola pensou em levar o estudo também para a merenda.
"Foi super bacana, elas [cozinheiras] acolheram a ideia. No dia [do concurso] a gente colocou peças indígenas aqui, então foi uma espécie de museu aberto. Colocamos som, os alunos gostaram bastante, foi uma experiência muito importante", conta o diretor.
A gestora de Alimentação Escolar Silvia Cristina Mendes Cândido fala com alegria sobre a conquista e reforça o importante papel exercido pelas merendeiras e cozinhas nas escolas.
"Com muita satisfação que chegamos, pra demonstrar inclusive o trabalho dessas meninas que muitas vezes é invisível aos de qualquer um. Tão merecidamente a 'tia da merenda' que fica no coração desses alunos", se orgulha a gestora.
Prato vencedor da escola estadual em Araraquara (SP) teve inspiração nos povos originários indígenas
Reprodução/EPTV
Leia também:
CARNAVAL: blocos, desfiles e shows estão entre atrações da folia em cidades do interior de SP
CRIME ORGANIZADO: Operação prende três suspeitos por crime organizado e lavagem de dinheiro no interior de SP
ROUBO: Operação prende oito suspeitos de esquema de roubo e ocultação de caminhões no interior de SP
Cardápio premiado 🌽
Depois do desenvolvimento da ideia do cardápio e do prato, chega o momento de colocar a mão na massa e fazer mágica na cozinha. Lucinéia da Cruz Benacci é uma das cozinheiras premiadas, diretamente envolvida no processo da preparação e adequação da receita especial.
🍽️ O cardápio é composto por mandioca cozida até virar um "caldinho", arroz com talo de couve, cenoura e cheiro verde, além de frango feito com milho e temperado com alho, cebola e condimentos. Acompanha também abobrinha cozida com a casca. Para sobremesa, doce de mamão.
Os ingredientes usados são todos in natura, da forma como chegam do campo. Lucinéia fala sobre como é importante e compensador alimentar bem os alunos da escola.
"Ficamos feliz quando vemos uma criança se alimentando da comida que a gente faz, e ainda chega e fala 'o alimento tá delicioso, maravilhoso!'. É muito gratificante isso", compartilha a cozinheira.
Perguntada sobre o segredo, o toque especial responsável por garantir o primeiro lugar, a cozinheira não deixa dúvidas: "é amor! Amor pelo que a gente faz!"
Escola Estadual Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro em Araraquara (SP) conquistou 1º lugar na competição de merenda escolar
Reprodução/EPTV
Sem desperdício 🥬
Entre os ingredientes da receita vencedora estão partes geralmente descartadas dos alimentos, como os talos de couve no arroz e as casas da abobrinhas e do mamão na sobremesa. O uso desse tipo de parte já faz parte do dia-a-dia da cozinha da escola.
A nutricionista Glaucia Dassie faz parte da equipe alimentar e conta que é adotada a conduta de aproveitamento máximo dos alimentos, sempre buscando zero desperdício
"Sejam folhas ou cascas, a gente inclui no alimento para que consiga valorizar e também colocar mais propriedades nutricionais que os alunos possam se beneficiar", conta a nutricionista.
Receita aprovada ✅
A dedicação das cozinheiras e da equipe para entregar um cardápio variado e saboroso é apreciado pelos alunos, que aprovam os pratos oferecidos. A estudante Ariele elogia e fala sobre a diversidade de alimentos servidos.
"Acho um máximo! Porque teve um tempo que só tinha arroz, feijão e carne moída, isso não é muito bom todo dia não. Então é legal ter uma coisa diferente pra comer!", agradece.
Escola Estadual Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro em Araraquara (SP) conquistou 1º lugar na competição de merenda escolar
Reprodução/EPTV
Já a estudante Taiane não deixa de agradecer o trabalho realizado pelas cozinheiras, pontuando que é preciso muito carinho para oferecer uma comida tão saborosa e diversificada.
"Tá uma delícia! Se você for em qualquer outra escola, não vai ver uma comida diferente. Eu agradeço muito essas merendeiras", elogia a estudante.
O aluno Nathan fala sobre o sentimento de poder se alimentar de um cardápio especial, premiado e feito com carinho para eles.
"É uma experiência muito boa, você sente aquela felicidade que não sente há muito tempo enquanto come uma comida diferente!", explica.
REVEJA VÍDEO DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara