Emergência em Monte Mor: bairros amanhecem alagados e chuva chega a 125 mm em três dias
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Vila Farid Callil tem alagamentos nesta sexta-feira (30), em Monte Mor (SP).
Bianca Rosa/EPTV
Os bairros Jardim Progresso e Vila Farid Callil amanheceram com alagamentos nesta sexta-feira (30), em Monte Mor (SP). De acordo com a prefeitura, não há famílias desalojadas, mas os moradores dos dois bairros foram notificados do risco. O município já havia decretado situação de emergência por conta das chuvas nesta quinta-feira (29) - confira abaixo.
A Defesa Civil de Monte Mor informou que mantém monitoramento contínuo dos cursos d’água depois das chuvas durante a noite. O maior índice pluviométrico registrado foi de 38,8 mm, na estação do Jardim Paviotti. O acumulado em 72 horas chegou a 125,8 mm.
Durante a madrugada, o município também recebeu carga d’água proveniente de Campinas. Na Bacia do Capivari, o maior índice foi de 40,6 mm, na estação Jardim das Bandeiras.
Um Plano de Contingência e Proteção foi ativado pela prefeitura, e qualquer pessoa em risco ou que queira ir para o abrigo será acolhida no Ginásio de Esportes Durval Gonçalves, localizado na Praça Princesa Isabel.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Confira, abaixo, a situação nas áreas monitoradas até cerca de 9h15, segundo a prefeitura:
Capuavinha: calha cheia, sem transbordamento no momento.
Jardim Progresso: equipes em campo com orientação direta aos moradores.
Rua Antônio La Velha Júnior: ponto monitorado, com variação de nível ao longo da madrugada.
Impacto para moradores
Na Villa Farid Callil, o morador Odair dos Santos conta que todo ano, com as chuvas, o rio Capivari transborda e começa a invadir as casas.
"A gente acostumou com isso aí, então vai fazer dois anos que eu moro aqui. Se eu entrar água, eu vou para a casa da minha mãe", relata.
Pela manhã, a faxineira Eliane da Silva precisou atravessar uma rua alagada para sair de casa e ir para a casa da mãe, onde vai ficar até que o nível da água diminua. Ela reclama que o problema se repete todo ano.
"O prefeito diz que vai mudar e nunca muda. Eles arrumaram o rio, não adiantou nada", afirma.
Eva Soares é dona de casa e conta que se mudou por conta das enchentes, mas a filha continua no mesmo bairro.
"Eu já fico com o coração doendo, né? Porque eu sei que vai entrar água aqui. Eu já estava até começando a entrar em depressão. Aí a gente saiu daqui, só que hoje a minha filha está morando aqui e eu estou preocupada", desabafa.
Decreto de emergência
Vila Farid Callil tem alagamentos nesta sexta-feira (30), em Monte Mor (SP).
Bianca Rosa/EPTV
A prefeitura de Monte Mor decretou situação de mergência nas áreas afetadas pelas chuvas intensas registradas na quarta-feira (28). O decreto tem vigência de 180 dias e permite que a cidade adote medidas administrativas para garantir atendimento rápido à população.
De acordo com o decreto, o volume de chuva registrado foi considerado anormal e inédito. Foram 70,3 milímetros em apenas 40 minutos e 86 milímetros no acumulado de 24 horas, provocando alagamentos em vias públicas e residências, queda de árvores, danos em pontes e pontilhões, com maior impacto na região central.
Entre os prejuízos apurados estão:
queda de três pontes de madeira
solapamento do solo com arrancamento de asfalto em diferentes bairros
quatro quedas de muros
três residências parcialmente interditadas
pontos de erosão em estradas rurais
comprometimento de margens
alagamentos causados pelo entupimento de galerias de águas pluviais
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.