Em três horas, Defesa Civil registra 112 mm de chuva em Guapiara
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Em três horas, Defesa Civil registra 112 mm de chuva em Guapiara
A Defesa Civil de Guapiara (SP) registrou 112 milímetros de chuva em apenas três horas, na noite desta quinta-feira (29). Na região central, moradores registraram a formação de enxurradas e alagamento.
Ainda na quinta-feira, pelas redes sociais, a equipe municipal publicou um alerta informando que chuvas fortes avançariam pela região, com rajadas de vento e risco de alagamentos. A corporação orientou que os moradores, se possível, evitassem sair de casa e buscassem um local seguro.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Em situações de emergência, a equipe pode ser acionada pelo telefone (15) 99782-1308.
Em nota à imprensa, a Prefeitura de Guapiara informou que o volume registrado representou uma concentração muito elevada de chuva em um curto período de tempo. A Defesa Civil realizou a retirada de uma árvore que caiu na Rua Rui José Ribeiro.
A administração municipal também informou um ponto de alagamento na Rua Shigueto Kakuta, causado pelo alto volume de água. A situação foi normalizada e o nível baixou em seguida. Não houve registro de queda de energia elétrica nem interrupções nos serviços de telefonia e internet durante a ocorrência.
As equipes da Defesa Civil e de outros setores seguem em alerta e monitorando as condições climáticas
Em Guapiara, moradores registram pontos de enxurradas após a chuva que atingiu o município na quinta-feira (29)
Reprodução/Rádio Guapiara
Imagens feitas por moradores mostram pontos de alagamento e enxurrada na área central do município. O grande volume de água desceu pela Rua Shigueru Yagui e atingiu um córrego.
Na quarta-feira (28), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta severo de chuva para cidades da região de Sorocaba (SP). Para os municípios da região de Itapetininga, o aviso de temporal segue até domingo (1º).
Initial plugin text
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM