Da bola ao ouro no esqui: família de Lucas Pinheiro revive infância do atleta no Brasil
14/02/2026
(Foto: Reprodução) Da bola ao ouro no esqui: família de Lucas Pinheiro revive infância no Brasil
Ouro no Slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, Lucas Pinheiro é um dos grandes nomes do mundo no esqui alpino. Com a vitória, o jovem de 25 anos se tornou o primeiro atleta a conquistar uma medalha para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno. Na infância, porém, a paixão dele era outro esporte.
Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas nasceu no país europeu, mas ficou no Brasil tempo suficiente para aprender a gostar de futebol - e também de pão de queijo, como lembra a família, que mora em Campinas (SP).
"A gente passeava muito quando ele era pequeno. O Lucas ama pão de queijo até hoje. É um amor de pessoa. São doces recordações", diz a avó, Dona Márcia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Lucas Pinheiro em ação
REUTERS/Lisi Niesner
O primo Lucas Cassins também guarda boas lembranças da convivência com Lucas quando os dois eram crianças.
"Só queria saber de jogar bola, nadar. A gente ia para piscina, e ele ficava dando mortal. Eu achava o máximo as piruetas que ele fazia", disse.
O próprio Lucas já falou da relação com o futebol:
"Meu amor por esportes nasceu no Brasil, não foi esquiando na Europa. Foi jogando futebol com os meus primos".
Lucas Pinheiro adorava jogar bola no Brasil
Reprodução/EPTV
Lucas foi campeão da Copa do Mundo de esqui alpino pela Noruega em 2023. No mesmo ano, tomou a decisão surpreendente de se aposentar aos 23 anos. Em 2024, retomou a carreira e passou a representar o Brasil.
Ele carregou a bandeira brasileira na cerimônia de abertura em Milão e era a principal esperança de conquistar a primeira medalha do país na história dos Jogos Olímpicos de Inverno, expectativa que se concretizou neste sábado (14).
O esquiador registrou o melhor tempo nas duas descidas do slalom gigante na manhã deste sábado. Na primeira parte da prova, assumiu a liderança da disputa com o tempo de 1m13s92, registrando 0s95 à frente do segundo colocado, o suíço Marco Odermatt. O esquiador terminou a prova com tempo somado de 2min25s00, 0s58 à frente de Odermatt.
"É o maior orgulho. Lindo, maravilhoso. A minha pressão sobe todo o campeonato. Não é sobre se vai ganhar ou não, é a preocupação", brincou a avó, Dona Márcia.
Lucas Pinheiro (o primeiro da direita para a esquerda) durante a infância
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas