Como é a tecnologia de túnel imerso, que será usada em Santos

  • 09/05/2025
(Foto: Reprodução)
Autoridades brasileiras tentam atrair empreiteiras estrangeiras que dominam a tecnologia, inédita no país. E visitaram as obras do túnel Fehmarnbelt, que conectará Alemanha e Dinamarca e será o maior do tipo no mundo. Porto de Santos é o maior da América do Sul Governo de SP/Divulgação O túnel entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, um projeto de infraestrutura discutido há quase um século, deve finalmente começar a sair do papel no próximo ano. Em agosto, um leilão definirá quais empreiteiras irão construir e operar a obra, que usará uma tecnologia inédita no Brasil, a de túnel imerso. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. Funciona assim: em vez de cavar o túnel por baixo do leito do canal, ele será primeiro construído na superfície, em partes feitas de concreto armado. Depois, essas partes recebem uma vedação temporária, são rebocadas até o local desejado, afundadas até o leito do canal e conectadas. Em seguida, faz-se o acabamento interno e o túnel está pronto. Como uma obra dessas nunca foi feita no Brasil, autoridades têm viajado ao exterior para tentar atrair empresas que dominam a tecnologia para participarem do certame. E um dos locais visitados é o canteiro de obras de um túnel imerso que está sendo construído entre a Alemanha e a Dinamarca, o túnel Fehmarnbelt. Em abril, uma missão composta pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou, entre outros destinos europeus, as obras do túnel Fehmarnbelt. "É a mesma tecnologia que será usada no túnel de Santos", afirmou Costa Filho. Já Tarcísio o considerou "um exemplo para que possamos entregar o que há de melhor para a população da Baixada Santista". Leia também: ETAPAS: Túnel no mar entre Santos e Guarujá: veja as etapas do lançamento do edital ao início das obras APRESENTAÇÃO: Tarcísio apresenta projeto do túnel Santos-Guarujá na Europa e busca atrair R$ 6 bilhões para obra INÍCIO: Obra do Túnel Santos-Guarujá começa e interrompe navegação no Porto de Santos; entenda Um novo grupo de autoridades brasileiras foi ao canteiro de obras do túnel Fehmarnbelt nesta terça-feira (06/05), composto por congressistas e autoridades, entre elas o prefeito de Santos, Rogério Santos, e o ministro Walton Alencar, do Tribunal de Contas da União, em uma missão organizada pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA). "Viemos conhecer as boas práticas, é importante compartilhar essa experiência para a realização do túnel entre Santos e Guarujá, que o Brasil espera há um século", afirmou à DW o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da FPPA e ex-prefeito de Santos. As autoridades também se reuniriam com representantes de empresas envolvidas na obra. O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto, e segundo reportagens da imprensa brasileira haveria no momento quatro consórcios interessados: Mota-Engil (Portugal) com CCCC (China), Acciona (Espanha) com Ballast Nedam (Holanda), Andrade Gutierrez (Brasil) com Webuild (Itália), e OEC (Brasil) com EGTC (Brasil) e uma terceira empresa. Uma das empresas visitadas pelas autoridades brasileiras foi a holandesa Tec Tunnel, que atua na obra do túnel Fehmarnbelt e em outras do tipo no mundo. A chinesa CCCC construiu o túnel subaquático de Taihu, o maior da China, com 10,8 quilômetros de extensão, e a holandesa Ballast Nedam já realizou túneis semelhantes na Holanda e está construindo um no Iraque. Túnel Santos-Guarujá, uma ideia de cerca de cem anos Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá g1 Hoje as duas cidades do litoral paulista são conectadas por terra, em um caminho que leva 43 quilômetros e pode durar cerca de uma hora, ou por balsas, cuja travessia leva 18 minutos, sem contar o tempo de fila. As balsas competem no canal com os gigantescos navios cargueiros que entram e saem do Porto de Santos, o maior da América Latina em movimentação de contêineres. Quando o túnel ficar pronto, a travessia deve ser feita em dois a três minutos, e o canal ficará mais livre para a movimentação dos navios cargueiros. O projeto para o túnel rejeitou a opção de cavar o subsolo devido a instabilidades geológicas da região, segundo o governo de São Paulo, e uma ponte foi descartada devido à altura dos navios cargueiros que por ali passam e à Base Aérea de Santos, que fica nas proximidades. A via terá 1,5 quilômetros, dos quais 870 metros serão de túnel submerso. O túnel será construído em seis partes de concreto, em um canteiro de obras próximo. Depois de as partes ficarem prontas, o canteiro de obras é inundado e os segmentos, que boiam, são rebocados até o canal. É então bombeada água para piscinas provisórias dentro dos segmentos, para que eles afundem até encontrarem o leito, já preparado para recebê-los. Os seis elementos são então conectados com o auxílio de macacos hidráulicos e são retiradas as vedações entre eles. O túnel é então coberto por pedras, e são feitas as obras de acabamento interno. Serão três faixas em cada sentido, sendo uma adaptável para VLT, e uma via exclusiva para pedestres e ciclistas. O túnel tem custo estimado de R$ 5,78 bilhões, dos quais R$ 4,96 bilhões serão custeados meio a meio entre governo federal e governo estadual – será o maior projeto do Novo PAC. As obras devem começar em 2026, e a previsão é de durarem três anos. O consórcio vencedor construirá o túnel e irá operá-lo por 30 anos – em troca, cobrará pedágio dos veículos e caminhões que por ali transitarem e receberá uma contraprestação anual do governo. Vencerá o leilão o consórcio que oferecer o maior desconto na contraprestação do poder público. Túnel Fehmarnbelt será o maior do tipo do mundo Lula e Tarcísio participam de lançamento do edital do túnel Santos-Guarujá Arquivo AT Uma das inspirações para o túnel entre Santos e Guarujá, o túnel entre a Alemanha e a Dinamarca já está em construção e é hoje o maior canteiro de obras da Europa. Em junho de 2024, o rei da Dinamarca, Frederik 10, inaugurou o primeiro elemento de concreto que comporá o túnel. No total, serão 89 elementos, cada um de 42 metros de largura por 270 metros de comprimento, e pesando cerca de 70 mil toneladas. Juntos, eles formarão os 18 quilômetros de túnel que conectará a cidade dinamarquesa de Rødby à vila alemã de Puttgarden, que fica na ilha de Fehmarn. O túnel terá duas pistas para carros e caminhões em cada direção, e duas linhas ferroviárias. Quando ficar pronto, a ligação direta entre Hamburgo e Copenhagen terá 330 quilômetros. A obra faz parte de uma iniciativa mais ampla da União Europeia para construir uma conexão mais rápida por trem entre o norte e o sul do continente e desincentivar o uso de aviões, que emitem muitos gases do efeito estufa. Outra grande obra que integra essa iniciativa é o túnel de base do Brennero, que corta os Alpes entre a Áustria e a Itália e terá 55 quilômetros – será o segundo maior túnel ferroviário do mundo. O custo estimado do túnel Fehmarnbelt e suas conexões é de cerca de 7,4 bilhões de euros (R$ 48 bilhões). O túnel imerso custará 6,6 bilhões de euros (R$ 43 bilhões) e é financiado integralmente pela Dinamarca. A Alemanha investirá cerca de 800 milhões de euros para conectá-lo à rede alemã de rodovias e ferrovias. A obra deve ficar pronta em 2029, e o pedágio por veículo de passeio deve custar cerca de 70 euros (R$ 453). Será o maior túnel de uso ferroviário e rodoviário do mundo, e o maior túnel imerso do mundo. VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

FONTE: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2025/05/09/como-e-a-tecnologia-de-tunel-imerso-que-sera-usada-em-santos.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. SAUDADE

JEAN TASSY

top2
2. NOTA 5 ...

FELISHIA

top3
3. TUDO E POSSIVEL ...

CARLAO GUERREIRO DA LESTE E DJ.BIBI..

top4
4. SAI DA BOTA ....

DOW RAIZ ,SOMBRA ,SANDRAO RZO,TIO FRESH

top5
5. SONHEI ...

JEAN TASSY

top6
6. vacilao

HELOISA LUCAS

top7
7. STOP,LOOK LISTEN TO YOU HEART

MICHAEL MCDONALD E TONI BRAXTON

top8
8. A CAMINHADA

CRIS SNJ

top9
9. " LIGACOES "

MERIKI

top10
10. " melhor som "

C!BELLE


Anunciantes