Chuvas em Piracicaba: árvore de grande porte cai e bloqueia Avenida Centenário
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Chuvas em Piracicaba: árvore de grande porte cai e bloqueia Avenida Centenário
Uma árvore de grande porte caiu durante as chuvas intensas na Avenida Centenário em Piracicaba (SP)a cidade na noite desta terça-feira (9).
A via chegou a ficar totalmente interditada em três pontos, houve lentidão no trânsito no trecho, que já é um dos mais movimentadas da cidade e dá acesso a diferentes bairros e outras avenidas importantes.
Árvore cai e interdita Avenida Centenário, em Piracicaba
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) estiveram no local para sinalizar o trecho, monitorar e orientar os motoristas. A árvore já foi retirada da via e os veículos seguiam por uma faixa liberada da via no início da manhã.
🌳O Inmet emitu alerta laranja de perigo para tempestades. Veja, abaixo, na reportagem.
Árvora cai e fecha faixa da Avenida Centenário em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Ainda durante as chuvas, uma motorista ficou 'presa' em um buraco no Bairro Campestre, na esquina da Avenida Laranjal Paulista e Rua João José da Conceição.
Equipes da Prefeitura estiveram no local. O veículo já foi retirado da via.
Em Artemis, uma outra árvore de grande porte caiu, atingiu a fiação da rua, quebrou uma caixa d'água e danificou um banheiro público.
Carro fica preso em buraco de obra aberto após chuvas que atingiram Piracicaba na região do Campestre
Reprodução/EPTV
Chuvas intensas
Piracicaba (SP) somou 103,1 milímetros (mm) das 7h às 23h59 desta terça-feira (9) . Esse é o maior volume de precipitação já registrado na cidade em todo ano de 2025, segundo dados da Estação Meteorológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP (Esalq-USP) na cidade.
Em toda séria histórica de medições da estação da Esalq em Piracicaba desde 1917, quando a coleta de dados foi iniciada no campus da USP na cidade, a marca de 103,1 mm em um único dia só foi superada na década de 1940, quando registrou 111 e 108 mílímetros nos anos de 1944 e 1948, respectivamente.
Árvore de grande porte cai e causa transtornos no Distrito de Artemis em Piracicaba durante chuvas que atingiram a cidade
Edijan Del Santo/EPTV
Na medição preliminar, feita das 7h às 16h, a cidade somava 48 milímetros de chuvas entre o ínicio da manhã e meio da tarde desta terça-feira (9), das 7h às 16h8.
Antes desse recorde, o maior volume de chuvas já registrado em 2025 tinha sido verificado pela Estação Esalq em 18 de fevereiro deste ano, quando os dados coletados apontaram 36,8 mm.
Chuvas causam quedas de árvores na região
🌧️As chuvas foram mais intensas entre 21h às 23h. A velocidade dos ventos foi 59 Km/h nesse horário.
❄️As temperaturas também ficaram abaixo dos 25ºC, com máximas de 22ºC e mínimas de 18ºC em Piracicaba.
Terceiro maior volume desde 1917
Segundo dados da Estação Meteorológica da Esalq, Piracicaba soma 122,3 milímetros de chuvas no acumulado dos primeiros nove dias de dezembro de 2025. A média histórica de precipitação para o período é de 195,7 mm.
Dias devem seguem seguir chuvosos na região de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Alerta de temporais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja de perigo para chuvas intensas e temporais em toda região de Piracicaba (SP) entre esta segunda (8) e terça-feira (9). Nos próximos dias, as temperaturas devem cair e há chances de ventania e granizo.
⛈️O aviso do Inmet prevê ventos de 60 a 100 km/h, queda de granizo e chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora na região de Piracicaba.
Chuvas em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Um novo ciclone extratropical, conforme descrito pelo Climatempo, se forma sobre o Sul do Brasil, segue para o oceano na costa do Rio Grande do e avança para alto-mar sempre na altura da costa gaúcha.
Um sistema de baixa pressão forma nuvens de chuvas e um cavado metereológico aumenta as chances temporais, com ventos intensos.
O deslocamento do ciclone extratropical, em formação no Sul do Brasil, que influencia o clima no Sudeste, mas não passa sobre essa região.
Temperaturas
Após fim de semana de tempo firme e temperaturas acima dos 32ºC na região de Piracicaba, a semana segue com tempo instável e com risco de tempestades.
As temperaturas ainda ficam acima dos 30ºC nas cidades da região nesta segunda, mas devem começar a cair a partir de terça-feira (9), com máximas na casa dos 20ºC e 26ºC nas principais cidades da região de Piracicaba.
Ciclone traz instabilidade e muita chuva
🌧️Em Piracicaba (SP), foram registrados 12,4 milímetros de chuvas nesta segunda-feira (8). Na terça-feira (9), o volume previsto deve se aproximar de 50 mm, com quedas nos termômetros e temperaturas máximas em 22ºC.
🌧️Em Limeira (SP), são previstos até 45 milímetros de chuvas nesta terça e Nova Odessa deve somar 48 mm.
Inmet
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos em áreas urbanas e rurais.
O alerta é classificado como de perigo, o segundo nível mais alto da escala do órgão.
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Interior de São Paulo tem alertas para chuvas intensas a partir desta segunda-feira
Reprodução/EPTV
Ciclone
Um novo ciclone extratropical em formação entre segunda (8) e terça-feira (9) deve mudar o tempo no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e colocar milhões de pessoas em alerta para temporais, ventania intensa e ondas fortes.
O sistema, descrito pela Climatempo como de forte intensidade, deve apresentar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa — condição que costuma potencializar tempestades severas e rajadas acima de 100 km/h.
A partir de quarta (10), quando o ciclone já estará totalmente organizado e avançando para alto-mar na altura do litoral gaúcho, rajadas entre 90 km/h e 120 km/h podem atingir áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sobretudo regiões serranas e litorâneas.
De acordo com o Climatempo, o processo de formação do ciclone extratropical e da frente fria estimula ventos fortes e temporais em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, mas não vai passar sobre nenhuma área destas regiões.
Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que a passagem de uma frente fria criará condições favoráveis para chuva forte, com raios, rajadas de vento que podem superar 70 km/h e possibilidade de granizo isolado em diversas regiões.
Em caso de emergência, os contatos devem ser feitos com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Previsão do tempo
Piracicaba
Terça-feira (9): temperatura mínima de 20 °C e máxima de 26 °C
Quarta-feira (10): temperatura mínima de 19 °C e máxima de 28 °C
Quinta-feira (11): temperatura mínima de 20 °C e máxima de 30°C
Limeira
Terça-feira (9): temperatura mínima de 20 °C e máxima de 26 °C
Quarta-feira (10): temperatura mínima de 19 °C e máxima de 28 °C
Quinta-feira (11): temperatura mínima de 20 °C e máxima de 30°C
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba